quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Onde você estiver...

Era uma vez, em um reino muito distante, uma camponesa, Maria, enfrentava suas primeiras dificuldades como mãe de um lindo garoto. Seu marido saía para longas caçadas e ela tinha que aprender a se virar sozinha nos afazeres domésticos, no cuidado com o filho e nas encomendas dos bordados. Tecia com fios de ouro, sempre colocando em cada ponto traços de delicadeza, de generosidade, de harmonia, de forma que, ao final, gostava de admirar sua obra, como se arte fosse. E a vida era boa, o futuro lhe sorria, a esperança fazia morada em sua casa.
Um dia, entretanto, durante uma das longas caçadas de João, Maria amanhece doente, com tonturas, desmaios, vômitos, diarreia. Com bebê de poucos meses, sozinha e isolada pensa em como fazer para pedir ajuda. Arrasta-se então até à porta na expectativa de ver algum lavrador passar. Depois de algum tempo passa um jovem que se dispõe a ir até o sítio vizinho pedir ajuda. Assim fez, mas a ajuda não veio.
Printemps, de Maria Konstantinowna Bashkirtseff
Está beirando o desespero quando ouve o trotar de cavalos. Anima-se quando um dos soldados do rei apeia e vai ao seu encontro. Maria conta seu drama, mas ele pouco ou nada pode fazer. Para espanto do soldado, mesmo sendo uma camponesa, Maria pede para que avise seu tio, um nobre cavaleiro que se tornou conselheiro do rei. O pelotão parte e seu tio não tarda a chegar. Com o olhar agradecido Maria acompanha cada movimento dele no cuidado com seu filho. Aquele homem forte, imponente, bonito, sabia, mais do que ninguém traduzir em ações aquilo que não conseguia expressar em palavras, a despeito de ser um grande orador. Naquele momento de cumplicidade o que explodia era sentimento, era amor, era a ética do cuidado.
O nobre tio de Maria nasceu em uma pequena Aldeia, não obstante sua origem humilde, soube transformar tudo que se apresentava a seus olhos em livro eficaz. Seu caráter honrado, íntegro e honesto fez com que fosse convocado para servir o Reino, onde prestou relevantes serviços. Foi condecorado por isso. Na vida pessoal, este destemido guerreiro do tempo soube amadurecer seus frutos e lançar suas sementes em terra fértil. No exercício da oração aprendeu a criar uma passagem entre seu interior e o mundo que vivia, marcando o ritmo de seus passos na construção da paz e da justiça.
O episódio mostrou a Maria a grandeza daquele homem que equilibrava dentro de si sentimentos antagônicos como a razão e a emoção. Não era perfeito, certamente, mas tinha a perfeição como meta. Foi um grande pensador e dele Maria aprendeu a deixar o pensamento voar.  As sucessivas batalhas que lutou, acabou o tirando cedo demais do convívio deste mundo. A vida é um mistério, mas também é uma dádiva tão grande, que o mínimo que se tem a fazer é vivê-la em sua plenitude. Hoje ele faz aniversário em uma dimensão ainda desconhecida por nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário