quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Hoje é dia de Santos Reis

Uma alvorada festiva despertou quem estava dormindo, com muita música e fogos de artifícios, bandeiras coloridas, enfeitadas com fitas e santinhos, enquanto, do lado de fora, os palhaços ao som do violão, do pandeiro, do cavaquinho, recitavam versos. Os foliões pediram licença para entrar e deram um ar de festa e solenidade. Os cantos têm aquele falsete agudíssimo - chamados também de tala e contra-tala - , aquele lamento choroso que corta o sertão paulista, mineiro, goiano, mato-grossense
É assim a cada ano, o Alferes da Folia, chefe dos foliões, pode bater à porta a qualquer momento, de manhãzinha, seguido dos palhaços do Reisado e de seus instrumentos barulhentos. Uma tradição popular de origem portuguesa, que sobrevive nas pequenas cidades e que, aos poucos, invade também as grandes metrópoles. Esta festa comemora o nascimento de Cristo e encerra as festividades de final de ano.
O enredo lembra a viagem que os três reis magos - Baltazar, Belchior e Gaspar - fizeram a Belém para encontrar o Menino Jesus. Os palhaços, vestidos a caráter e cobertos por máscaras, representam os soldados do rei Herodes, em Jerusalém e na Folia têm a função de animar a festa e espantar os maus espíritos.
Ah que gostinho bom de romã, de saudade, de tradição, de renovação da fé...

Nenhum comentário:

Postar um comentário