sexta-feira, 15 de maio de 2015

Concedam-me uma valsa vienense

 
View of Vienna from the Belvedere, de Bernardo Bellotto (1721-1780)
 
Acordo com a sensação de que ouço “parabéns prá você”, mas é só uma sensação e então eu canto baixinho. Claro que há um motivo. Sempre há um motivo. Maria conseguiu me alcançar na viagem de Praga a Viena. Eu precisava compartilhar com ela a paisagem coberta de neve, mas cumpriríamos o nosso pacto de curtir o passeio e deixar as questões profundas para outras ocasiões. Ela estaria ali, tão alegre e satisfeita como eu, colhendo materiais que compartilharíamos depois em outras ocasiões ou quando fossem necessários evocá-los à consciência.

Do metrô ao hotel dava para perceber que em Viena a primavera ainda não se instalara. A paisagem cinzenta, árvores sem folhas, contrastavam com a exuberância e luxo de suas construções. Viena é uma cidade linda! Facilmente se percebe que é rica também culturalmente, a ponto de ouvir meninos/adolescentes sentados em banco de praça e assobiando um clássico nada popular.

Chego ao hotel louca para tomar banho e trocar de roupa. Tinha derramado leite na roupa, durante o café da manhã em Praga e estava com cheiro azedo. Um banho rápido e revigorante. Estava pronta para sair. Tento contato em casa, mas não consigo conexão com o Wi-Fi do hotel, só mesmo na rua. Vários locais oferecem a conexão free. Neva um pouco e logo para. Então seguimos para conhecer Viena. Passamos por praças, pela Universidade, Igreja de São Pedro e encerramos esse dia no Palácio de Belvedere.

Uma escultura muito estranha, moderna. Fotografei-a por todos os ângulos , honestamente, não consegui entender o que ela pretendia dizer, o que fazia ali,  que justificativa poderia ter em colocar uma coisa tão feia na frente do palácio barroco mais bonito do mundo. Enfim, procuraria saber alguma coisa a respeito na internet. Não achei!! No Palácio de Belvedere está o maior acervo de obras de Klimt.  Podia estar lá também a escultura de Canova – Eros e Psiquê – que também ilustra histórias de Maria, ainda quando ela se sentia fortemente ligada aos deuses do Olimpo e se misturava ao arquétipo de Deméter. Essa obra está no Louvre.

À noite assisto, ao vivo, pela tevê, um concerto em homenagem a Vivaldi na Catedral de Santo Estevão. Na segunda feira, se não se incomodar de ficar em pé, o concerto é gratuito. Para assistir sentado é pago. Um lugar mediano custa 30 euros. E pela manhã, ao descer do metrô os músicos da orquestra fazem outro tipo de espetáculo. Estão todos vestidos como cavalheiros medievais e vendendo ingressos. São simpáticos e insistentes. Tentam comunicação de todas as formas, em inglês, francês e espanhol. Fui abordada em francês... e meu irmão em espanhol. Porque será? Acho que ele já estava usando um gorro peruano.  Mas não posso deixar de constatar que a vida de músico é difícil em todo o mundo. Reservei um post só para falar como a música me atingiu nesses dias europeus.
Rudolf Von alt

A Catedral de Santo Estevão é belíssima, em estilo gótico, mas tem um telhado colorido, geométrico, diferente. Eleito por mim como o mais bonito que vi. Viena me encantou em vários sentidos, mas o povo me pareceu carrancudo e apressado.  Era domingo em Viena,  e no dia seguinte, não sei dizer se era feriado ou se não trabalham na segunda-feira, mas o comércio estava todo fechado. Difícil entender a pressa, o estresse. Como disse anteriormente, para vivermos um pouco o dia a dia da cidade, andávamos de metrô, e ali não estávamos entre turistas, mas com os moradores da cidade. Difícil voltar lá, mas registro que gostaria muito de passar uns dias como fizemos em Paris. Acho que o fato de ter conhecido Viena antes de Paris tirou boa parte do impacto e da expectativa parisiense. Tem seus encantos, seu charme, mas Viena é forte concorrente. Falarei sobre isto no post de Paris.

Uma visita rápida na casinha de Sissi, como diz a Adélia, completa o encantamento.
O Palácio de Schönbrunn, da dinastia dos Habsburg, cujos ramos chegaram até o Brasil com a família imperial. Essa dinastia imperou por mais de 600 anos em grande parte dos países Europeus. Para saber a história vai aqui: http://www.viagensimagens.com/cast_schonbrunn.htm . 
         
Sissi, de Franz Xaver Winterhalter 
Em Bratislava, principalmente, pude ver que Sissi, a Princesa de Wittelsbach, depois coroada Rainha da Hungria, ocupa um lugar carinhoso e de admiração até hoje. O tempo era curto e antecipadamente foi combinado que entraríamos apenas no Palácio de Versailles. Passamos a manhã toda, com neve caindo de vez em quando, só na parte externa do Palácio e assim mesmo não vimos tudo. As esculturas no jardim eram vistas, não podiam nem ser admiradas em seus detalhes. Meus olhos estavam cheios da beleza, da leveza das esculturas em mármores. Sabe o que é dar forma e leveza a um material tão duro? Esse espetáculo visual era bem semelhante ao que encontraríamos em Versailles. O Dedé tinha razão: teríamos que escolher, porque viu um, viu todos, já que detalhes e diferenças dificilmente seriam percebidos em pouco tempo.  Só o valente Marcelo subiu  a colina para filmar o Monumento Gloriette, local que parecia o pavilhão de caça. Optamos em ver o filme. Atravessar os jardins (ainda não floridos, mas já desenhados e plantados) já seria um exercício bem grande e ainda teríamos que fazer o Ringstrasse. Uma visita ao centro histórico, teatro nacional, Museums Quartier (complexo de museus, cafés, lojas e restaurantes, espalhados por uma praça onde acontecem shows e outros eventos, é um dos grandes representantes da Viena moderna).

Viena também estava vista, com uma ressalva: seria uma cidade para ser revisitada. Vou rever todos os filmes da história da Áustria. Fomos em Graz e eu adorei a cidade também. Viena em estilo cidade de interior. Mas essa é outra história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário